ERP

Um ERP possui a função de armazenar, processar e organizar informações que são geradas dentro de uma empresa, instituição ou organização. Ao fazer isso, o sistema agrega e estabelece trocas de informações com todas áreas de uma determinada empresa.

Em inglês, a sigla ERP refere-se a Enterprise Resource Planning que é um sistema de gestão empresarial. Em português, a sigla quer dizer: Planejamento dos Recursos da Empresa. Em geral, os ERPs são plataformas de softwares desenvolvidas para integrar todos setores e departamentos da empresa, estabelecendo uma comunicação unificada.

Utilizado como ferramenta estratégica que visa otimizar os processos diários no ambiente empresarial, o ERP é um sistema que pode ser implantado em qualquer tipo de empresa. Quanto aos tipos de ERPs, existem ERPs gerais e ERPs especializados para segmentos. O ERP PrimeStart é um software voltado para os segmentos de comércio, serviços e locação.

Faturamentos

Com o ERP PrimeStart é possível emitir relatórios de faturamento por cliente, por locação, por data agrupado ao plano de contas, por data agrupado ao cliente, por job/Projeto, por locação de job, por faturamento de profissionais de job, por mês comparativo, por vendas de produtos, etc. Analise os relatórios disponíveis com o ERP e crie estratégias para sua empresa.

Estoque

Com o ERP, é possível gerar relatórios de inventário de estoque, de itens do estoque a vencer (para produtos perecíveis identificados individualmente), valor do estoque, de rastreabilidade, de item de estoque individual, e outros.

Financeiro

O ERP PrimeStart possibilita a emissão de relatórios comparativos anuais, movimento financeiro do período, recebimentos e pagamentos com filtros (vencidos, a vender, por fornecedor ou cliente, etc.) e outros.

Locação

No setor de locação de bens móveis, o software permite a emissão de fichas de reserva e fichas e contratos de locação. Com ele, você pode realizar o controle dos itens na expedição; projetando entrada e saída futuras dos itens locados. Para manter seu departamento financeiro organizado, o software emite diversos relatórios e ainda possibilita fazer o faturamento da locação através da nota de débito ou NFS-e (necessário consultar município). Assim, todos os dados ficam integrados em um só sistema.

Comércio

Dentro do setor de comércio, o ERP PrimeStart atende ao varejo, atacado e e-commerce. Com o software é possível gerenciar o estoque, o fluxo de caixa, pedidos de compra, pedidos de venda, emitir notas fiscais e cupons fiscais, etc. Quando o ERP é utilizado em conjunto com a plataforma de loja virtual PrimeStart E-Commerce, o estoque da loja virtual pode ser compartilhado com o estoque da loja física. A verificação de disponibilidade de um produto cuja última unidade foi vendida ocorre de forma transparente e automática, sem necessidade de exportar/importar arquivos ou de lançar manualmente a atualização de estoque.

Serviço

Para o setor de serviços, o ERP PrimeStart atende agências, consultorias e empresas de manutenção. O software pode emitir diversos relatórios quanto ao faturamento da empresa, gerenciar jobs ou projetos, auxiliar no planejamento de alocação dos colaboradores, permitindo o registro de horas e consulta do Time Sheet. O rateio de despesas fixas, por exemplo, pode ser realizado de forma automática a partir da distribuição de horas entre projetos no Time Sheet. Assim, a gestão ficará interligada a todos departamentos da empresa.

Outros

Se não encontrou nenhum outro segmento que seja do seu interesse, consulte-nos através do Fale Conosco, para saber um pouco mais sobre o software.

Pagamentos e Recebimentos

Controle as contas a pagar e receber da empresa. Com o ERP, é possível cadastrar contas bancárias e contas caixa para programar pagamentos e recebimentos.

Transferências Bancária

Ao cadastrar bancos e contas bancárias, é possível efetuar transferências bancárias pelo sistema de ERP.

Cheques

No ERP, é possível realizar o cadastramento de cheques recebidos e emitidos, bem como realizar a impressão dos mesmos. Você também pode configurar o layout do cheque e cadastrar contas específicas para cheques que são recebidos.

Fluxo de Caixa

Com o ERP, o gerenciamento do fluxo de caixa torna-se mais eficiente e prático. Tenha o controle financeiro que sua empresa precisa e emita relatórios para acompanhar com assertividade todo o montante gerado com o fluxo de caixa. O fluxo de caixa é montado automaticamente a partir dos lançamentos de contas a pagar e receber, sendo possível a consulta do fluxo realizado, do fluxo a realizar ou ambos.

Boletos Bancários

No PrimeStart, a emissão de boletos bancários pode ser realizada a partir da emissão de uma nota fiscal de forma prática e rápida, sem necessidade de redigitar nenhum dado. São suportados os principais bancos do mercado.

Notas Fiscais Eletronicas (NF-e)

Controle os processos fiscais da sua empresa. O ERP permite gerar e cancelar notas fiscais eletrônicas (NF-e), bem como realizar a impressão da DANFE. Com o módulo de NF-e, é possível realizar a edição de notas fiscais eletrônicas e realizar a transmissão à SEFAZ.

RPS / NFS-e

O PrimeStart permite a geração de recibos provisórios de serviço (RPS), que antecedem a emissão da nota fiscal eletrônica de serviços (NFS-e). Consulte municípios compatíveis.

Ordens de Faturamento

Com o ERP é possível emitir ordens de faturamento e realizar programações de faturamento, integrando com a previsão de fluxo de caixa e facilitando a realização de faturamentos recorrentes.

Cadastro

Para que o processo de gestão da sua empresa fique completo, o cadastramento de dados é muito importante dentro de um ERP. Cadastre clientes, parceiros, fornecedores, contatos e diversos outros tipos de registro.

Agenda de Equipe

A disponibilização do compartilhamento em rede da agenda de equipe é muito importante atualmente, principalmente nas áreas de manutenção e outros tipos de serviço. Programe ordens de serviço, tarefas simples, reuniões e saiba onde sua equipe se encontra através da agenda do ERP.

Jobs ou Projetos

O uso dos jobs ou projetos dentro do ERP PrimeStart possibilita a alocação de equipes e registro do Time Sheet. Cadastre sua equipe e visualize o cronograma planejado ou realizado.

Time Sheet

O Time Sheet é muito importante para empresas orientadas a jobs ou projetos. Além da importância de realizar o monitoramento, ele indica se as horas realizadas pela equipe correspondem as horas vendidas em um projeto. Através do ERP PrimeStart é possível realizar a integração com o financeiro, rateando despesas fixas proporcionalmente às horas trabalhadas em cada projeto, permitindo a emissão de relatórios de resultados para cada job ou projeto.

Propostas de Serviços

O ERP permite a elaboração de propostas de serviços, o que vai acarretar na geração de jobs ou projetos baseadas na proposta de serviço aprovada.

Compra

O software possibilita a emissão de pedidos (requisições) de compra, que passam por um processo de aprovação gerencial dentro do sistema, culminando na geração da ordem de compra e sua integração com o financeiro e estoque.

Venda

Realizar orçamentos e pedidos de vendas de produtos e montar tabelas de preços de venda é possível com o ERP PrimeStart. Cadastre os tipos de vendas, elabore os orçamentos e aprove-os para a continuidade do processo e integração com estoque, faturamento e financeiro.

Follow Up

O ERP PrimeStart também apresenta algumas características de sistemas Customer Relationship Management (CRM). As funcionalidades de follow up possibilitam o agendamento de contatos com clientes para acompanhamento de propostas comerciais e negociações. O follow up realizado entra em um histórico e fica disponível em relatórios, permitindo que o gestor comercial conte e analise os contatos realizados e futuros de cada vendedor.

Histórico

O ERP PrimeStart facilita a consulta de histórico de pedidos pelo cliente. Assim, é fácil saber se o cliente já esteve em contato com a empresa.

Produtos

Os produtos e os insumos internos são cadastrados dentro do ERP para o controle do estoque. Também é possível cadastrar reservas de itens para locação e vendas.

Expedição

Dentro do ERP é possível fazer o gerenciamento de expedição de produtos e a emissão de relação para expedição dos itens que serão locados ou vendidos.

PrimeStart E-commerce

O módulo de e-commerce do PrimeStart é totalmente integrado ao ERP PrimeStart. No ERP você pode inserir produtos, fotos, preços e tudo isso é automaticamente exportado para sua loja virtual baseada na plataforma PrimeStart E-Commerce. Os clientes fazem os pedidos via web, que são importados automaticamente para o ERP, possibilitando a continuidade e gestão da operação (registro de saída de estoque, emissão de nota fiscal eletrônica, etc.) Ao adquirir o módulo PrimeStart E-Commerce, você não precisa mais se preocupar com redigitação de dados em mais de uma plataforma ou integração via exportação e importação de arquivos.

Vantagens

Das vantagens de ter um sistema de gestão, destacam-se:

  • Redução de custos administrativos
  • Redução de erros operacionais
  • Eficiência na disponibilização de informações entre os departamentos da empresa
  • Agilidade nas decisões internas
  • Apuração e controle das atividades da empresa

Implantação

Para que o software para pequenas e médias empresas possa ser implantado, é preciso avaliar as atividades que a empresa desenvolve, conhecer suas necessidades e as características que elas possuem. A instalação do sistema, geralmente pode ser feita em servidores próprios ou virtualizados, em cloud computing e em servidores terceirizados. Ao implantar o sistema, é preciso verificar a infraestrutura da empresa, os recursos de segurança, os testes que serão realizados e o treinamento que será necessário. Assim, a implantação ocorre de forma minuciosa, podendo levar alguns meses até estar completamente efetivada.